Perfil Brisa

A Brisa é o maior operador privado de infra-estruturas de transporte em Portugal e distingue-se a nível nacional e internacional, pela busca de eficiência em todas as dimensões do negócio.

Com uma atitude de permanente liderança pela inovação, a Brisa posiciona-se hoje como um fornecedor transversal de soluções de mobilidade.

1 628 km Extensão concessionada (Total - 2017)
1 124 km Extensão concessionada à BCR (2017)
504 km Extensão concessionada a outras concessionárias (2017)
17 Autoestradas (2017)
6 Concessões rodoviárias (2017)
2 344 Colaboradores
+ 3,5 Milhões Identificadores Via Verde (2017)
55,8 M€ Investimento (2017)
506 M€ EBITDA (2017)

Fundada em 1972, a Brisa Auto-Estradas de Portugal é atualmente a maior empresa privada de infraestruturas de transporte em Portugal. 

A Brisa é reconhecida pelo forte know-how operacional e tecnológico, pela gestão eficiente das suas concessões rodoviárias e pelo desenvolvimento e comercialização de novas soluções de mobilidade.

Tendências do Mercado e Desafios

O setor das Infraestruturas de Transporte é um dos que mais transformações tem presenciado. 

A Brisa tem vindo a adaptar-se aos novos desafios inerentes ao setor e à sociedade em constante mudança, os quais requerem ajustes frequentes na oferta de produtos e serviços, nos canais de distribuição e na assistência pré e pós-venda. 

Surgem assim diversas tendências e desafios específicos ao setor das infraestruturas de transporte e mobilidade, tais como: 

  • O crescimento urbano está a impulsionar a procura por soluções de mobilidade 
  • Assiste-se à transferência de investimentos em infraestrutura para mercados emergentes e à entrada de investidores financeiros 
  • A tecnologia e big data serão cada vez mais fundamentais no planeamento de tráfego 
  • A procura por tecnologia em veículos está a aumentar 
  • A regulamentação e políticas verdes estão a mudar o panorama dos transportes dentro das cidades 
  • Os veículos eletrificados e os veículos autónomos estão a tornar-se uma realidade 
  • O valor está cada vez mais consolidado para estar mais próximo do cliente 
  • A separação entre os conceitos de propriedade e de utilizador do veículo alteram as dinâmicas de mobilidade 
  • Os clientes procuram cada vez mais viagens multimodais 
  • O acesso à infraestrutura está a mudar o foco, passando do veículo para o utilizador 

Modelo de Negócio e Prioridades Estratégicas

       

 

O modelo de negócio da Brisa tem em vista a criação de valor para os diferentes stakeholders através da otimização do valor gerado por cada um dos seus negócios e através de oportunidades de investimento e desinvestimento em ativos. 

A gestão cuidada dos seus ativos, o contínuo desenvolvimento das oportunidades geradas e o permanente foco no Cliente são fundamentais para maximização do valor criado e da performance de médio e longo prazo.

Drivers para Criação de Valor 

A Brisa está simultaneamente focada na geração de valor dos seus ativos, em novas oportunidades de crescimento e nos seus Clientes. 

Cada segmento de negócio tem o seu modelo de negócio característico, o qual requer diferentes tipologias e intensidades de capitais empregues na atividade, que por sua vez, conduzidos por diversos drivers operacionais geram valor para os stakeholders.

Aprofunde sobre o Grupo Brisa:

Mensagem do Presidente

Missão e valores

História do Grupo

Organizações a que pertencemos

Ano em Revista