Mensagem do Presidente

Enquanto continuamos a desenvolver o nosso negócio tradicional, trabalhamos para construir o futuro, baseado num ecossistema de serviços de mobilidade.
A transformação da mobilidade é hoje uma realidade, que se impõe a todos os negócios e a todas as empresas que, de alguma maneira, desenvolvem a sua atividade neste setor. O contexto em que vivemos é de grande disrupção potencial dos atuais modelos económicos e de negócio, determinada por fatores de natureza tecnológica, económica, social e ambiental.

A Brisa iniciou a sua atividade como operador de infraestruturas, há mais de 40 anos, desenvolvendo um conjunto de competências de gestão, de operação e de inovação, que lhe permitiram afirmar-se como uma referência no seu setor, nos domínios da eficiência operacional e da criação de valor para todas as partes interessadas.

Num primeiro tempo da vida da Brisa, a primeira preocupação foi ligar Portugal, de Norte a Sul e de Este a Oeste, criando uma rede de autoestradas modernas, seguras e confortáveis. A inovação tecnológica foi, muito cedo, um fator crítico para podermos oferecer melhores serviços a todos os que usam e viajam com a Brisa.

A Via Verde e os nossos sistemas de gestão rodoviária são os exemplos da nossa cultura de eficiência, de serviço e de inovação. 

Evoluímos sempre, adaptando-nos e antecipando as tendências de um mercado cada vez mais exigente e em constante mudança. 

Na viragem do século XXI, avançámos para a internacionalização das nossas competências e dos nossos negócios, com resultados significativos em mercados como o Brasil ou os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, investimos na digitalização da nossa rede de autoestradas, dando corpo ao conceito de autoestradas inteligentes. 

É neste contexto que a Brisa identifica a necessidade de evoluir da Era das Infraestruturas para a Era da Mobilidade e dos carros para as pessoas. E enquanto continuamos a desenvolver o nosso negócio tradicional, trabalhamos para construir o futuro, baseado num ecossistema de serviços de mobilidade, focado em dar uma resposta integrada, colaborativa e inclusiva às necessidades e aos desejos dos nossos clientes e de todas as nossas restantes partes interessadas. 

A marca Via Verde agrega já, hoje, um conjunto de novos serviços de mobilidade, suportados em soluções digitais, que vão do acesso e pagamento de estacionamento de rua ao planeamento integrado multimodal de transportes, passando pela mobilidade partilhada. 

Acredito que o Grupo Brisa continuará a desempenhar um serviço relevante, proporcionando mobilidade eficiente para as pessoas. 


Vasco de Mello,
Presidente da Brisa