Um polo de inovação no Grupo Brisa

A Brisa Inovação e Tecnologia é a empresa do Grupo Brisa que se dedica à investigação e implementação de soluções inovadoras e potenciadoras de mobilidade.

Slide 1
Slide 2
Slide 1
Slide 1
Slide 1
Slide 1
40 Projectos I&D
+ 70 Engenheiros
15 Protocolos com Universidades
Sistemas de cobrança de portagens Onde se incluem sistemas automáticos, self-service e manuais, em estrada aberta ou em via única.
Gestão e informação de tráfego Soluções que permitem a monitorização de tráfego, gestão de incidentes e distribuição de informação.
Controlos de acesso automáticos Soluções versáteis que podem ser utilizadas em diversas situações, como acesso a parques de estacionamento, abastecimento, entre outras.
Sistemas Inteligentes de Transportes - ITS Soluções que permitem monitorizar o tráfego e antecipar necessidades, como videovigilância, estações meteorológicas, entre outras.
Consultoria Consultoria especializada a organizações com necessidades na área de controlo de acessos e cobrança de portagens.

Valências

Na área dos sistemas inteligentes de transporte, a BIT define as suas valências em soluções de informação e comunicação aplicadas à engenharia e operação de redes de transporte.
Pesquisa Gera novas ideias, conceito e protótipos alinhados com as necessidades existentes e futuras das organizações.
Desenvolvimento O processo de desenvolvimento inclui design, especifícações técnicas, desenvolvimento, implementação e melhoramento contínuo de novos produtos e soluções técnicas.
Aquisição As competências da BIT em pesquisa e compra de serviços e componentes permitem acompanhar todo o processo de aquisição de bens e serviços necessários.
Integração Elaboração, execução e integração de todos os projetos, quer de equipamentos, quer de soluções tecnológicas.
Manutenção Asseguração da manutenção dos equipamentos e serviços, monitorizando e prevenindo necessidades de forma ativa.
Aconselhamento Conhecimentos técnicos que permitem apresentar as melhores soluções adaptadas às necessidades específicas de cada organização.

Soluções

A BIT detém um vasto leque de soluções tecnológicas que se adaptam às necessidades de diversas organizações.
Deteção e classificação de veículos Soluções de reconhecimento de matrículas e classes que podem ser aplicadas em estradas ou em outros locais.
Sistemas de portagem Equipamentos manuais, self-service ou automáticos que permitem a cobrança de portagem.
Plataformas de monitorização e controlo Solução que permite auditar equipamentos de verificação de tráfego e confirmar a fiabilidade dos dados recolhidos.

Desafios ultrapassados

Com soluções adequadas às necessidades de cada cliente, a BIT ultrapassa desafios e oferece produtos versáteis.
Slide 1

Northwest Parkway, EUA

Desafio: Desenvolver e implementar uma solução de portagem sem utilização de dinheiro vivo.

Resultado: Um sistema de portagens totalmente automático e sem paragens, onde os utilizadores podem associar um cartão de débito ou efetuar o pagamento posteriormente.

Slide 1

Fronteiras Portuguesas

Desafio: Desenvolver, em 2 meses, um sistema de reconhecimento de matrículas estrangeiras e associar um cartão de débito/crédito às mesmas.

Resultado: Foram instalados equipamentos de reconhecimento de matrículas e desenvolvido um software que permite aos utilizadores associa um meio de pagamento.

Slide 1

Concessão Brisa, Portugal

Desafio: Minimizar a evasão ao pagamento de portagens e reduzir os custos com a operação de cobrança.

Resultado: Instalação de câmaras de infravermelhos e automatização do processo de reconhecimento de matrículas. Aumento de confiança nas leituras de 65% para 95%.

Inovação

Capacidades

Capacidades que existem no seu grupo de trabalho e nos parceiros da Rede de Inovação. Passam, entre outras, pela observação sistemática das necessidades envolventes e pela previsão de novas tendências; por uma gestão das ligações e análise do contexto interior e exterior, potenciando as oportunidades e interacções; pela rede de inovação e pelo enquadramento das actividades de IDI com as grandes linhas estratégicas da Brisa.
Processo de vigilância e previsão
Gestão de interfaces
Rede de parceiros para a Inovação
Planeamento Estratégico

Ciclo de Inovação

Ciclo de Inovação, com as diversas fases de um processo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço. Esta gestão realimenta o ciclo, potenciando o surgimento de novas oportunidades, derivadas muitas vezes de projetos anteriormente desenvolvidos. Todo este ciclo se encontra assente num modelo de financiamento e realimentação da IDI;
Modelo de Financiamento e realimentação da IDI:

- Criação de valor interno;

- Licenciamento de tecnologia

A)Vigilância
B)Industrialização
C)Investigação e desenvolvimento
D)Geração e seleção de ideias
E)Oportunidade
F)Gestão de equipamentos
A)
B)
C)
D)
E)
F)

Resultados

Resultados do ciclo anterior que passam pela criação de novos produtos e serviços, pela divulgação interna e externa do know-how desenvolvido, pela geração ou optimização dos processos e pelo surgimento de novas áreas de negócio para a empresa;
Novos produtos e serviços
Divulgação
Novos processos
Novos negócios