Centro de Coordenação Operacional

O Centro de Coordenação Operacional assegura a centralização das operações de socorro, proteção, patrulhamento, assistência e informação aos utentes.

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Criado em 2004 e situado em Carcavelos, no campus da sede do Grupo Brisa, o Centro de Coordenação Operacional (CCO) opera em conjunto com 16 Centros Operacionais distribuídos pelo país, garantindo uma eficaz gestão do tráfego na rede Brisa.
Dotado de equipamentos de telemática inovadores e eficientes, transforma-se também numa importante fonte de informação para a análise de sustentabilidade do Grupo Brisa.

Inovação e telemática

Sendo a inovação uma parte intrínseca da cultura Brisa, os equipamentos telemáticos instalados na rede Brisa são o resultado de uma constante investigação e adequação às necessidades da atividade.

É através dos equipamentos telemáticos que a Brisa recebe a maioria das informações, tendo atingindo o valor de 92% em 2014. Este constante fluxo de informação permite prestar um melhor serviço ao cliente e manter as condições de circulação. Além dos equipamentos técnicos, a Brisa dispõe ainda de 71 viaturas que circulam na rede Brisa. A comunicação contínua destas viaturas e o controlo via GPS permite ao CCO efetuar uma distribuição eficaz dos recursos.
  • CCTV - Circuito Fechado de TV 500 Câmaras
    80% Rede Coberta
  • Coordenação dos meios de assistência POS | GPS | Rádio | Telefone
  • N.º de AssistênciaReceção e Devolução
    Assistência | Socorro | Proteção
  • Estações Meteorológicas
    Controlo Ambiental
    35 Estações
  • Registo de dados de incidências Ativação de Meios
    Informação de Meios
  • Redes de telefones de emergência - SOS 1461 postos de SOS
    Testes Regulares de Operacionalidade
  • Gestão de Túneis Ativação de Meios
    Informação de Meios

As responsabilidades do CCO

O CCO é responsável por prestar todo o apoio necessário para o desempenho da atividade da Brisa nas suas infraestruturas rodoviárias. Este apoio é realizado em estrita colaboração com os 16 Centros Operacionais que, em caso de necessidade, estão também dotados com meios para assumir localmente o controlo das operações.
Gestão ativa do tráfego Através das informações recolhidas pelos seus equipamentos de telemática, o CCO efetua uma gestão ativa do tráfego, verificando afluências, condições meteorológicas e perturbações nas vias.
Condições de circulação Monitoriza e melhora as condições de circulação, acionando os meios de assistência sempre que necessário.
Operações de socorro Através dos vários meios tecnológicos, como câmaras e postos de S.O.S, garante um tempo de resposta otimizado, coordenando as operações de socorro com os restantes meios operacionais.
Proteção Com 80% da rede coberta por um circuito fechado de TV, o CCO monitoriza as vias agindo em caso de necessidade.
Patrulhamento Os veículos de assistência Brisa patrulham as vias verificando as suas condições de circulação. Em 2013, os veículos de assistência percorreram 13 milhões de Km.
Assistência ao Cliente As viaturas de assistência Brisa estão preparadas para auxiliar o cliente em caso de acidente ou avaria. A informação é recolhida através dos vários equipamentos de telemática ou pelo contacto telefónico do utente.
Informação ao Cliente O CCO presta serviços de informação ao cliente, nomeadamente de ocorrências nas vias e condições meteorológicas.
ISO 9001 Certificação de Qualidade
ISO 14001 Certificação Ambiental
ISO 170125 Acreditação nos Laboratórios
NP 4457 Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Certificação de Funções
Em 2007, o CCO foi certificado na norma NP EP 9001:2008 com o objectivo de melhorar a satisfação dos clientes e a execução dos processos, facilitar o acesso a novas oportunidades de negócio e aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores.