Mobilidade sustentável

Através de soluções de mobilidade inovadoras e orientadas ao cliente numa perspetiva abrangente, a Brisa assume-se como um parceiro para a criação de um sistema de transportes sustentável e eficaz.

Com vista à otimização da mobilidade sustentável, a Brisa desenvolveu um novo modelo de negócio focado na eficiência e centrado no cliente, definindo novas linhas de atuação. A Gestão Ativa de Tráfego, a Inovação, o Serviço ao Cliente e a Segurança Rodoviária são temas que a Brisa desenvolve ativamente, provando as suas competências não só em Portugal, mas também no exterior.

Gestão Ativa de Tráfego

Através do CCO (Centro de Coordenação Operacional), localizado em Carcavelos, a Brisa assegura desde 2004 a gestão ativa do tráfego nas suas concessões, centralizando as operações de socorro, proteção, patrulhamento, assistência e informação aos utentes. As atividades de gestão ativa de tráfego são suportadas por equipamentos de telemática rodoviária instalados nas redes operadas.

Inovação

A inovação desempenha um papel central na evolução para um modelo de negócio centrado no cliente e na mobilidade sustentável.
O grupo Brisa está transversalmente mobilizado para a materialização de uma oferta consistente que melhore a mobilidade das pessoas, através de soluções inovadoras numa perspetiva multidimensional, abarcando diferentes vetores como a tecnologia, organização, marketing e comunicação.

Conheça alguns dos projetos que contribuem para uma mobilidade sustentável:

  • Oferta 2.0 - Iniciado em 2014, o projeto Oferta 2.0 pretende uniformizar e melhorar os canais de atendimento ao cliente e criar novos modelos de negócio em torno da mobilidade. A App Via Verde, o Calculador de Percursos e a Faturação Repartida são alguns dos serviços criados.
  • Via Verde - Pioneiro na sua oferta, o serviço de pagamento automático Via Verde continua a aproximar-se do cliente, explorando outras áreas além das portagens, como parques de estacionamento, restaurantes, postos de abastecimentos, entre outros.
  • Sustainable Mobility Project II – Lançado em 2013 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), tem como objetivo apresentar uma metodologia para a implementação de modelos de mobilidade sustentável. O projeto é liderado pela Brisa, pela Ford e pela Toyota, às quais se juntam mais 12 empresas membros do WBCSD.    

Serviço ao Cliente

Priorizando a proximidade com o cliente, a Brisa tem como objetivo criar serviços úteis que colocam o cliente no centro da operação, fornecendo-lhe todos os meios necessários para uma mobilidade eficaz.

Destacam-se os seguintes projetos:

  • Operação eficiente e Client Centric - Foram criados vários canais de comunicação com o cliente, de forma a mantê-lo informado das condições de trânsito e outras utilidades. Realça-se a App Via Verde, os alertas de trânsito por e-mail e o Número de Assistência Rodoviária.
  • Satisfação do cliente – São realizados mensalmente inquéritos de satisfação ao cliente, tendo em vista a implementação de medidas para melhoramento do serviço prestado. Em 2014, a satisfação dos clientes foi bastante positiva. Numa escala de 1 a 4, obteve-se 3,32 para o Número de Assistência e Informação e 3,71 para Assistência Rodoviária.
  • Mcall – A Mcall é uma empresa do Grupo Brisa especializada em serviços dinâmicos de Contact Center. Acompanhando a evolução tecnológica, a Mcall adapta-se aos seus clientes através de serviços pioneiros e cómodos.

Segurança Rodoviária

A Segurança Rodoviária é um dos pilares para uma mobilidade sustentável e uma prioridade para a Brisa, sendo materializada em projetos com impacto efetivo na redução da sinistralidade.
Além de campanhas que visam promover a segurança na condução, a Brisa realiza também outras ações preventivas com o intuito de aumentar a segurança na estrada.

Conheça algumas das ações tomadas:

  • Monitorização da sinistralidade - Para a Brisa, a segurança das suas autoestradas está em primeiro lugar. A sinistralidade é atentamente monitorizada e, tendo por base a informação recolhida, são criados processos com o intuito de reduzir os incidentes.
  • Investimento na infraestrutura – Através de obras de conservação, alargamento e expansão, a Brisa procura garantir a qualidade das infraestruturas, mantendo um desenvolvimento sustentável. Foi realizado em 2015 um investimento de 45,1 milhões de euros em infraestruturas, o que permitiu aumentar a segurança e o conforto das mesmas.
  • Programa educativo Brisa nas Escolas – O programa Brisa nas Escolas é dirigido ao ensino primário e tem como objetivo conscientizar os alunos para a Segurança Rodoviária e também para a proteção do Ambiente.