Recursos humanos

A Brisa reconhece que a sustentabilidade do negócio depende fortemente das pessoas que compõem o Grupo.

Foi adotado um conjunto de políticas transversais orientadas à captação e retenção de talento, assim como ao desenvolvimento ativo da motivação e das competências individuais e de colaboração.

18,2 Horas de formação por colaborador
1996 Colaboradores alcançados
42.216 Horas de formação

Através de programas de desenvolvimento de competências, de um sistema de gestão de desempenho, de medidas que visam a conciliação da vida profissional e pessoal e de eventos familiares, a Brisa alcança uma equipa coesa, motivada e de valor acrescentado para a empresa.

Desenvolvimento de competências

O Grupo Brisa aposta na eficácia e atualização dos seus colaboradores, oferecendo uma formação contínua e uma gestão do conhecimento bem delineada.

Visa promover as competências e motivações necessárias, ao mesmo tempo que impulsiona um ambiente de trabalho saudável e realizador.

Sistema de gestão de desempenho

A Brisa desenvolveu um sistema de gestão de desempenho onde as competências e os contributos dos colaboradores são avaliados anualmente. Este sistema visa assegurar a participação ativa de todos os colaboradores na criação de valor, enquanto membros de uma equipa.

Foi adotada uma definição de objetivos top down, de equipa a individuais, em cascata. Dependendo do resultado obtido, a empresa concede promoções e/ou gratificações extraordinárias, garantido que os colaboradores são recompensados pelos seus resultados e dedicação.

Conciliação vida profissional e pessoal

Um dos objetivos da Brisa é promover um correto equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores. Foram criadas medidas que permitem aos colaboradores atender as necessidades da sua vida pessoal, sem que isso prejudique as suas carreiras profissionais.

Das várias ações tomadas, destacamos as seguintes:

  • Horários flexíveis – Permitem ao colaborador ajustar o seu horário de trabalho, dentro de certos limites, às suas necessidades pessoais;
  • Troca de turnos entre colaboradores – Na laboração contínua é possível a troca de turno com outros colaboradores;
  • Folgas variáveis – Em alguns horários de trabalho existem folgas variáveis que são marcadas, sempre que possível, de acordo com o interesse do colaborador;
  • Férias parcelares – Caso seja do interesse do colaborador, o Grupo permite o gozo das férias em períodos parcelares.
  • Assistência ao agregado familiar – É facultado o pagamento anual até 15 dias para assistência inadiável ao agregado familiar, em situações não cobertas pela Segurança Social;

Empresa familiarmente responsável

Através de práticas conscientes, o Grupo Brisa visa proporcionar um maior equilíbrio entre a vida familiar e a vida profissional dos seus colaboradores. 

A Brisa foi distinguida com o Prémio “Empresa Mais Familiarmente Responsável” (Deloitte/AESE) que tem como objetivo reconhecer as melhores práticas das empresas na área das políticas familiares.

Este reconhecimento é o resultado da implementação de boas práticas de ações e iniciativas de conciliação entre vida profissional e a vida familiar, sendo obtido através da participação dos colaboradores no índice de Empresas Familiarmente Responsáveis. 

Foram distinguidas em particular as seguintes políticas:

  • Flexibilidade de tempo;
  • Benefícios sociais:
  • Apoio profissional ao colaborador e à sua família.

Consciente da importância da família na dimensão, não só da empresa, mas também da sociedade, a Brisa decidiu participar neste estudo, com o objetivo de que estes valores sejam considerados como parte integrante da sua estratégia organizacional.

Eventos familiares

O Grupo Brisa pretende também estreitar a ligação dos seus colaboradores entre eles e com a empresa, promovendo eventos familiares. Como resultado, obtém um ambiente de trabalho mais dinâmico e motivador.

Conheça alguns dos eventos realizados:

  • Colónia de férias Brisa – A comparticipação da Brisa é proporcional ao valor das remunerações, sendo superior para ordenados mais baixos;
  • Festas de Natal – Eventos de convívio destinados a estreitar a ligação entre a vida pessoal e a vida profissional;
  • Prendas de Natal – A Brisa oferece prendas de Natal aos filhos (até aos 12 anos) dos colaboradores;
  • Natal com o Brisinha – Evento realizado em 2015 para os filhos dos colaboradores com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos. Teve como objetivo a aproximação dos filhos com a realidade profissional dos pais.