Centro de Coordenação Operacional

Saiba como asseguramos a centralização das operações de socorro, proteção, patrulhamento, assistência e informação aos utentes.

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Criado em 2004 e situado em Carcavelos, no campus da sede do Grupo Brisa, o Centro de Coordenação Operacional (CCO) opera em conjunto com 18 centros operacionais distribuídos pelo país, garantindo uma eficaz gestão do tráfego na rede Brisa.

Dotado de equipamentos de telemática inovadores e eficientes, transforma-se também numa importante fonte de informação para a análise de sustentabilidade do Grupo Brisa.

CCO Lfe 5722 CCO Lfe 5648 CCO Lfe 5665 CCO Lfe 5740

Inovação e telemática

Sendo a inovação uma parte intrínseca da cultura Brisa, os equipamentos telemáticos instalados na rede Brisa são o resultado de uma constante investigação e adequação às necessidades da atividade.

Além dos equipamentos técnicos, a Brisa dispõe ainda de 71 viaturas que circulam na rede Brisa. A comunicação contínua destas viaturas e o controlo via GPS permite ao CCO efetuar uma distribuição eficaz dos recursos.

CCTV - Circuito fechado de TV

500 câmaras

80% rede coberta

 

 

Coordenação dos meios de assistência

POS | GPS | Rádio | Telefone

 

 

Nº de apoio ao Cliente

Receção e devolução

Assistência, socorro e proteção

 

 

Estações meteorológicas controlo ambiental

35 Estações

 

 

Registo de dados de incidência

Ativação de meios

Informação de meios

 

 

Redes de Telefones de Emergência - SOS

1 461 postos de SOS

Testes regulares de operacionalidade

 

 

Gestão de túneis

Ativação de meios

Informação de meios

As responsabilidades do CCO

O CCO é responsável por prestar todo o apoio necessário para o desempenho da atividade da Brisa nas suas infraestruturas rodoviárias.

Este apoio é realizado em estrita colaboração com os 16 centros operacionais que, em caso de necessidade, estão também dotados com meios para assumir localmente o controlo das operações.

Gestão ativa do tráfego

Através das informações recolhidas pelos seus equipamentos de telemática, o CCO efetua uma gestão ativa do tráfego, verificando afluências, condições meteorológicas e perturbações nas vias.

Condições de circulação

Monitoriza e melhora as condições de circulação, acionando os meios de assistência sempre que necessário.

Operações de socorro

Através dos vários meios tecnológicos, como câmaras e postos de S.O.S, garante um tempo de resposta otimizado, coordenando as operações de socorro com os restantes meios operacionais.

Proteção

Com 80% da rede coberta por um circuito fechado de TV, o CCO monitoriza as vias agindo em caso de necessidade.

Patrulhamento

Os veículos de assistência Brisa patrulham as vias verificando as suas condições de circulação. Em 2013, os veículos de assistência percorreram 13 milhões de km.

Assistência ao Cliente

As viaturas de assistência Brisa estão preparadas para auxiliar o cliente em caso de acidente ou avaria. A informação é recolhida através dos vários equipamentos de telemática ou pelo contacto telefónico do utente.

Informação ao Cliente

O CCO presta serviços de informação ao cliente, nomeadamente de ocorrências nas vias e condições meteorológicas.

  

ISO 9001

Certificação de Qualidade

Em 2010, a Brisa O&M, incluindo o CCO, foi certificada na norma ISO 9001:2008 com o objetivo de melhorar a satisfação dos clientes e a execução dos processos, bem como de facilitar o acesso a novas oportunidades de negócio e aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores.

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