Fundada em 1972, a Brisa Auto-Estradas de Portugal é atualmente a maior empresa privada de infraestruturas de transporte em Portugal.
A Brisa é reconhecida pelo forte know-how operacional e tecnológico, pela gestão eficiente das suas concessões rodoviárias e pelo desenvolvimento e comercialização de novas soluções de mobilidade.
Tendências do Mercado e Desafios
O setor das Infraestruturas de Transporte é um dos que mais transformações tem presenciado.
A Brisa tem vindo a adaptar-se aos novos desafios inerentes ao setor e à sociedade em constante mudança, os quais requerem ajustes frequentes na oferta de produtos e serviços, nos canais de distribuição e na assistência pré e pós-venda.
Surgem assim diversas tendências e desafios específicos ao setor das infraestruturas de transporte e mobilidade, tais como:
- O crescimento urbano está a impulsionar a procura por soluções de mobilidade
- Assiste-se à transferência de investimentos em infraestrutura para mercados emergentes e à entrada de investidores financeiros
- A tecnologia e big data serão cada vez mais fundamentais no planeamento de tráfego
- A procura por tecnologia em veículos está a aumentar
- A regulamentação e políticas verdes estão a mudar o panorama dos transportes dentro das cidades
- Os veículos eletrificados e os veículos autónomos estão a tornar-se uma realidade
- O valor está cada vez mais consolidado para estar mais próximo do cliente
- A separação entre os conceitos de propriedade e de utilizador do veículo alteram as dinâmicas de mobilidade
- Os clientes procuram cada vez mais viagens multimodais
- O acesso à infraestrutura está a mudar o foco, passando do veículo para o utilizador
Modelo de Negócio e Prioridades Estratégicas





O modelo de negócio da Brisa tem em vista a criação de valor para os diferentes stakeholders através da otimização do valor gerado por cada um dos seus negócios e através de oportunidades de investimento e desinvestimento em ativos.
A gestão cuidada dos seus ativos, o contínuo desenvolvimento das oportunidades geradas e o permanente foco no Cliente são fundamentais para maximização do valor criado e da performance de médio e longo prazo.
Drivers para Criação de Valor

.png?ver=2018-05-24-155245-113)
A Brisa está simultaneamente focada na geração de valor dos seus ativos, em novas oportunidades de crescimento e nos seus Clientes.
Cada segmento de negócio tem o seu modelo de negócio característico, o qual requer diferentes tipologias e intensidades de capitais empregues na atividade, que por sua vez, conduzidos por diversos drivers operacionais geram valor para os stakeholders.
Aprofunde sobre o Grupo Brisa:
Mensagem do Presidente
Missão e valores
História do Grupo
Organizações a que pertencemos
Ano em Revista